A 24ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, promovida pela Academia Latina da Gravação ™, ocorreu nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2023, no Centro de Exposições e Conferências (FIBES) em Sevilha, na região da Andaluzia, Espanha. Esta edição registrou a presença da maior delegação brasileira até o momento, composta por diversos artistas e representantes da indústria fonográfica.
Na Noite Mais Importante da Música Latina™, destacaram-se os brasileiros premiados, incluindo Xênia França, vencedora na categoria "Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa" com "Em Nome da Estrela"; Tiago Iorc & Duda Rodrigues, laureados na categoria "Melhor Canção em Língua Portuguesa" com a faixa envolvente "Tudo O Que A Fé Pode Tocar"; e Planet Hemp, agraciado na categoria "Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa" pelo impactante álbum "Jardineiros".
Completam a lista de brasileiros premiados Martinho da Vila na categoria “Melhor Álbum Samba/Pagode” com o álbum "Negra Ópera"; João Donato na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” com o álbum "Serotonina"; Marília Mendonça na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja” com o álbum "Decretos Reais"; Gaby Amarantos na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com o álbum “TecnoShow”; Planet Hemp e Criolo na categoria “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” com a canção “Distopia”, Eli Soares na categoria Melhor Álbum de Música Cristã com “Nós ”.
O evento teve Giulia como co-apresentadora da Premiere, que contou com show do cantor Thiaguinho, interpretando “Vencedor”. Já durante o Telecast, o principal palco da música latina recebeu show de IZA, que cantou Salitre e Pegao, ao lado de Camilo, Manuel Carrasco, e Edgar Barrera.
Anitta, Criolo, Rachel Reis, Simone e Tiago Iorc participaram da premiação anunciando vencedores em categorias distintas. A transmissão com homenagem à cantora Laura Pausini, vencedora do prêmio “Person of The Year”.
Latin GRAMMY 2023: brasileiros indicados e premiados
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
Melhor Álbum de Música Sertaneja
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
Melhor Canção em Língua Portuguesa
Melhor Álbum de Samba/Pagode
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)
Melhor Álbum de Engenharia de Gravação
Érico Moreira, engenheiro de som e mixer; Érico Moreira, mixer; Felipe Tichauer, engenheiro de masterização (GANHADOR)
Mín. 20° Máx. 25°