Calça de cintura baixa, MSN piscando, comunidades no Orkut como “Eu Odeio Segunda-feira” e “Queria sorvete, mas era feijão”. Se essas referências te despertam um sorriso nostálgico, respira fundo: você está prestes a voltar no tempo com a trilha sonora perfeita. O cantor Matheus Fernandes lança o projeto MF Anos 2000, um pot-pourri que reúne alguns dos maiores hits da virada do milênio em novas versões dançantes e cheias de forró.
E é esse sentimento de “voltar no tempo” que guia o MF Anos 2000, projeto em que Matheus reúne as faixas “Sequência do Pente”, “Copo de Vinho”, “Ela Só Pensa em Beijar” e “Devagarinho” músicas que embalaram bailes de formatura, festinhas de garagem e matinês pelo Brasil.
Com uma nova roupagem, agora ao som do forró, o pot-pourri propõe uma viagem nostálgica com batidas modernas. O lançamento já está disponível nas plataformas digitais, com faixas que poderiam muito bem estar naquelas playlists salvas no mp3 player (mas, segundo o próprio MF, “não dá pra baixar no 4shared”).
Com um clima leve e cheio de nostalgia, Matheus relembra os tempos de Orkut ao falar sobre o projeto:
“Me sinto muito realizado com esse projeto. É como voltar no tempo, em uma época em que as coisas pareciam ser mais simples. E o que dizer de vocês? Alguns eu nem conheço, mas já considero pakas!”, brinca Matheus em tom de depoimento do Orkut.
Um forrozinho com gosto de nostalgia
Mais do que um lançamento musical, MF Anos 2000 é um convite à nostalgia com estética retrô, linguagem divertida e referências que quem viveu os anos 2000 vai reconhecer de longe. O próprio nome do projeto, as frases promocionais e até as artes de divulgação resgatam elementos clássicos da cultura da época.
Com o sucesso que Matheus Fernandes tem alcançado nas plataformas e nos palcos, a tendência é que o projeto conquiste também quem viveu aquela década com intensidade e hoje busca reviver boas memórias, agora com um forrozinho irresistível como trilha.
Os anos 2000 no Brasil foram um marco cultural. Era a época dos blogs pessoais, das primeiras redes sociais, dos colírios da Capricho e dos shows lotados de bandas como Rouge, NX Zero e Calcinha Preta. Na internet, o Orkut reinava absoluto com seus depoimentos públicos e comunidades inusitadas. O MSN era praticamente um evento social: entrava, saía, piscava a janelinha. Tudo com aquele fundo sonoro do Winamp ou de rádios online que tocavam hits como “Copo de Vinho” e “Devagarinho”.
Na moda, brilho, cintura baixa, tênis de skatista e baby looks ditavam o estilo das adolescentes. Na música, o forró universitário e o funk carioca dividiam espaço com o pagode romântico e os sucessos internacionais de Britney Spears, Avril Lavigne e Spice Girls. Foi uma década onde o “xuxu beleza” fazia parte do vocabulário e qualquer indireta era lançada em forma de depoimento ou status do MSN.