17°C 22°C
São Paulo, SP
Publicidade

Conheça a Uppercut, banda de rock de Americana que vem sendo destaque na região

Confira um pouco da biografia (não) autorizada do grupo, que ganha cada vez mais admiradores e está com agenda lotada para abril.

01/04/2023 às 10h55 Atualizada em 05/04/2023 às 13h33
Por:
Compartilhe:
Fonte: Divulgação.
Fonte: Divulgação.

Por incrível que pareça, a banda de rock "n" roll Uppercut de Americana, interior de São Paulo deu seus primeiros passos em meio a pandemia. Júlio, o guitarrista solo e um dos fundadores do grupo, em meados de julho de 2021 começou a se sentir desmotivado em tocar apenas dentro de seu quarto, pois, após ter feito 6 anos de aula de guitarra, tinha dentro de si cada vez mais forte a necessidade de explorar outros desafios.

Com isso em mente, entrou em contato com professor de música, ou melhor, de leitura musical, Cesar Zoppi, que também deu aulas de batera pro Matheus, atual baterista da banda, e explicou que estava a procura de pessoas para tocar juntos.

“A ideia não era tocar em bares, casas de show e tudo mais, não era o objetivo inicial. Muito menos de seguir para o mundo musical do rock. Eu só não queria deixar de fazer aquilo que mais gostava. Queria algo pra motivar e seguir tocando”, comenta Júlio.

Em meio nas buscas por algum parceiro musical, conheceu o baixista Joe e um outro baterista.

“Joe me falou que tinha interesse, mas apenas se fosse pra levar o negócio adiante como uma banda e pra tocar rock, o qual sempre fora meu gênero musical favorito, porém com compromisso de ensaios, objetivo de tocar em algum lugar, citando na época o Grainne's Pub Campinas como sonho/objetivo”, explicou o guitarrista.

Desta forma, Joe e Júlio seguiram com a ideia, mesmo após o baterista optar por não entrar nesse projeto, eles começaram a procura por um baterista e também um vocal para compor a banda.

“Foi quando lembrei que conhecia o Matheus. Não tinha contato com ele a bastante tempo, mas sabia que ele havia estudado musica. Ele prontamente comprou a ideia da banda. Ficamos alguns meses em busca de um cantor. Eu fui em grupos de escolas de músicas de Americana pedindo indicação de cantor, e foi quando o Will, atual guitarrista base, que estava em um desses grupos, viu que estava montando uma banda de rock. Enxerguei que talvez fosse melhor seguir com 5 integrantes do que 4, pois daria para fazer mais arranjos com os instrumentos”, disse Júlio.

A partir daí veio o grande desafio, encontrar um vocalista que gostasse e cantasse rock internacional, uma das tarefas mais árduas do grupo desde sua fundação. Algumas semanas se passaram, e após conversarem com vários amigos, parentes e até colegas de trabalho, encontraram um vocalista para a banda, o Jorge!

Os primeiros ensaios em estúdio aconteceram em outubro de 2021. Com o tempo, ensaio após ensaio, o setlist começou a se formar. "Sempre pensamos no que o público quer escutar de rock, saindo um pouco do que todas as bandas tocam", esse era o pensamento inicial. Após meses, por fim concluíram o setlist pra montar um show.

A primeira oportunidade aparece em um evento fechado, no aniversário da mãe do Will. Momento oportuno pra validar o que tínhamos ensaiado nos últimos meses. Porém, tinham que escolher um nome para a banda, e após semanas discutindo algumas alternativas, chegamos em "Uppercut", com nenhum significado específico, além de soar como um "punch", ou "pegada" rock n roll!

Em 12 de junho de 2022, tocaram 1h30 e todos gostaram, sendo o momento do primeiro feedback. Claro, ainda tinha muitas coisas aprimorar, entregando o primeiro passo foi dado. O Joe, principalmente, via aquilo como um início de um sonho sendo realizado. E o segundo passo também foi dado: conseguiram uma agenda no RotaBeer, em Americana - bar querido pelo integrantes e que sempre tocam atualmente com muito carinho, pois, foi ali que muitas portas foram se abrindo. “Sem material, sem vídeos da banda, sem nada - Abraço Pedrão!!!”, um agradecimento de todos.

Um dos momentos marcantes para eles foi: 22 de julho de 2022. Quando retornaram ao Rotabeer meses depois, com uma agenda de show a cada 2 meses. Porém, sem parar com os ensaios. E com o tempo, começaram a criar expectativas de conquistar mais oportunidades e ter agenda em outros bares.

“Mas, em meados de outubro de 2022, tivemos que lidar com nossa primeira baixa (e esperamos que seja a única): o Jorge resolveu sair do projeto da Uppercut, por razões pessoais. Eis que voltamos ao status do início, onde buscávamos um novo vocalista, porém com um detalhe: já tínhamos um setlist fechado pra show (e uma agenda pra cumprir!!) e achar um novo vocal que atendesse aquele setlist, seria um desafio maior ainda! Algumas semanas se passaram, cumprimos a agenda (com uma vocal "emprestada") e seguimos na busca de um vocalista!”, contam.

Não desanimaram! E em novembro de 2022, convidaram a atual vocalista, Nadine, para fazer um teste, pra ver se ela se identificava com a formação da banda e com as músicas. Eis que o match aconteceu de maneira excelente! Gostos e vontade de fazer acontecer.

“Ela foi indicada pelo Matheus, era uma das alunas destaque da Escola de Música Matheus Nadin, de Americana. Feito!! Aquele projeto inicial da Uppercut voltava a tomar forma! Formação da banda fechada!”, comentam.

Em 2023 com setlist encaixado, validado e com feedback muito positivo do público. Voltaram a tocar no RotaBeer. Foram criamos material de divulgação, e foi muito boca a boca, que ajudou a banda conseguir agendas em outros bares de Americana.

Novas agendas apareceram em fevereiro deste anos! E os integrantes tem expectativas de continuando nessa pegada rock "n" roll com um setlist diferenciado do padrão, que é característica da banda, com grandes entusiasmo para os próximos meses, além do desejo de agenda lotada, tocando em diversas cidades da região.

SOBRE OS INTEGRANTES

- Júlio, guitarrista solo e fundador da banda, é Engenheiro de Alimentos de formação. Tem suas raízes musicais e inspirações em rock internacional, já tocou em outras bandas da cidade, e ainda toca com sua guitarra ganhada aos 11 anos (com algumas modificações).

- Matheus, baterista e fundador, é professor e vive da música desde sua adolescência, também tocou em diversas bandas de diversos gêneros, além de ser o proprietário da Escola de Musica Matheus Nadin, de Americana.

- Joe, baixista e fundador, Enfermeiro de formação, sempre teve uma queda por música, que sempre fez parte da sua vida de alguma forma. E um de seus sonhos era "ter uma banda e tocar em barzinhos" - e é isso que o motiva a continuar estudando música no dia a dia, e alavancando a Uppercut.

- Will, guitarrista base e fundador, Engenheiro de Dados de formação, autodidata na música, também sempre quis tocar em barzinhos, participou de outros projetos anteriores, mas sem muito destaque na região.

- Nadine, vocalista e Psicóloga de formação. Além de ser a caçula da banda - mas não menos talentosa - era aluna da escola do Matheus. Seu destaque é um viés vocal rock “n” roll característico que ajuda em sua performance e casa perfeitamente com a Uppercut e seu setlist repleto de clássicos, atuais, internacionais e nacionais.

AGENDA E PÚBLICO

Nos últimos meses, com material da banda sendo amplamente divulgado nos bares de Americana e também cidades próximas, a Uppercut começou a ter uma agenda cheia, tocando aos finais de semanas e fazendo eventos fechados. Atualmente, estão com agenda fechada para abril, com 8 datas, contemplando 5 cidades diferentes da nossa região: Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Piracicaba e Campinas.

“É gratificante ver essa agenda tão variada, pois demonstra o quão positiva está a receptividade do público da nossa região, que é exigente!", diz o guitarrista Will. “E a ideia é expandir isso e levar a Uppercut com seu rock "n" roll a mais pessoas", complementa ele.

Em tempo, e com spoilers, a agenda tá ficando cheia e "as expectativas são as melhores - muita coisa boa está vindo por aí", afirma a vocal Nadine.

"E o feedback também dos contratantes tem sido um diferencial", informa o baterista Matheus, fazendo com que a Uppercut continue sempre voltando a tocar em novas casas.

AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

A Uppercut está expandindo sua atuação nas diversas casas e estabelecimentos da região - não só Americana, cidade de fundação. A ideia é expandir para que mais pessoas possam conhecer o trabalho, e o setlist diferenciado da banda, que vai desde Guns N Roses, Bon Jovi, Ramones, Audioslave, passando por The Outfield, Pearl Jam, Talking Heads, chegando em Aliche In Chains, Queen, entre outros. Além, de incluir o melhor do Rock nacional, como Cássia Eller, Raimundos, Titãs e outros.

“Isso foi um pedido do público, pois a Uppercut nasceu com foco internacional, mas esse setlist eclético do rock tem sido muito bem recebido por eles. E vamos continuar!", pontua o baixista Joe.

"Essa leitura que fazemos das músicas, em algumas colocamos um medley, com arranjos e solos únicos, ajuda a Uppercut ter um diferencial no mercado da região", diz o guitarrista Júlio.

"A Uppercut quer firmar seu nome e marca na região de Americana e ser lembrada por seus diferenciais e características ímpares durante anos", comentam.

“Nós somos a Uppercut", o mantra da banda, é o que representa essas atuações únicas e marcantes dos shows!

Banda Uppercut

Instagram - @banda.uppercut

Youtube - https://www.youtube.com/@banda.uppercut

WhatsApp - 19 99456-7321 // 19 99127-4457

 

Confira:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias