O ano de 2023 é de comemoração para a Cisne Negro Cia de Dança, que celebra os 40 anos de “O Quebra-Nozes” com apresentações no Auditório Ibirapuera de 12 a 19 de dezembro e uma curta temporada no Teatro Santander, este último com ingressos já esgotados. O espetáculo, dividido em dois atos, conta a fantasia de Clara, uma menina que, na noite de Natal, recebe muitos presentes, mas se encanta de forma especial com um deles: um boneco quebra-nozes presenteado pelo tio. Ao adormecer, ela entra em um universo mágico onde os brinquedos ganham vida, dançam e lutam, transportando-os para os Reinos das Neves e dos Doces. Lá, Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso grand pas-de-deux da Fada Açucarada. A versão encenada pela Cisne Negro Cia de Dança tem a direção artística e coreográfica de Dany Bittencourt, sendo uma criação do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky em 1891.
O elenco da temporada no Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer conta com o elenco completo de bailarinos da Cisne Negro Cia de Dança e também com convidados especiais, como os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Juliana Valadão e Cícero Gomes. Destacam-se também o experiente ator Felipe Carvalhido, que interpreta o papel de Drosselmeyer há 16 anos, e o talentoso bailarino Victor Ciattei, que realiza a interpretação alternada do misterioso tio da menina Clara. A temporada do espetáculo receberá uma participação especial do jovem violinista brasileiro Guido Sant’Anna, o primeiro sul-americano a conquistar o prestigiado Concurso Internacional Fritz Kreisler.
Além disso, a temporada do Auditório Ibirapuera também contará com a participação de bailarinas integrantes da Usina da Dança, como anjos. Este elenco faz parte do projeto social desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça - IORM, de Orlândia-SP, que atua pelo desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na região Nordeste do Estado de São Paulo e mantém uma parceria duradoura com a Cisne Negro Cia de Dança. Antes das apresentações, no saguão do auditório, haverá apresentações de corais convidados interpretando músicas natalinas, sob a coordenação da pianista Maria Inês Vasconcellos.
Ao todo, serão 10 sessões no Auditório Ibirapuera, incluindo uma sessão especial com audiodescrição agendada para 18 de dezembro. Os ingressos já estão disponíveis exclusivamente através do Sympla desde 11 de novembro. Dany Bittencourt, diretora artística da Cisne Negro Cia de Dança, compartilha sua empolgação: "Está sendo a realização de um sonho levar o Quebra-Nozes ao palco do Auditório Ibirapuera, um espaço magnífico com profundo significado para a cultura brasileira. Temos a certeza de que este será o primeiro de muitos anos de uma próspera parceria”.
Serviço
Data: De 12 a 19 de dezembro
Sessões: Segunda a sexta-feira às 20h, sábado às 16h e 20h, e domingo às 15h e 19h.
Local: Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - localizado dentro do Parque Ibirapuera, com acesso pelo portão 3 - Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N
Ingressos: A partir de R$90, exclusivamente pelo Sympla.