O ano de 2024 será especial e terá comemoração em dose dupla não apenas para a organização do Rock in Rio, mas principalmente para os fãs. A festa está garantida! No Brasil, na Cidade do Rock no Rio de Janeiro, o festival marca os 40 anos desde quando todo este sonho começou e celebrará toda esta mágica história nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro. A cantora Ludmilla, que fez uma apresentação arrebatadora em 2022, já está confirmada pela organização e irá se apresentar no Palco Mundo. Em Portugal, mais precisamente em Lisboa, a primeira cidade fora do Brasil a ganhar uma edição do evento, serão celebrados os 20 anos desde a primeira edição. Para lá, são duas décadas de memórias, grandes concertos, novos formatos de entretenimento. Até hoje foram nove edições, mais de 3 milhões visitantes na Cidade do Rock, investimento de mais de 225 milhões de euros, mais de 87 mil empregos gerados no país, cerca de 5,6 milhões de euros investidos em causas socioambientais e inúmeras ações, entre as quais: a instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, projeto de reflorestamento de áreas de floresta queimada por incêndios, equipagem de hospitais e IPSS, construção de salas sensoriais para jovens, e muitos outros. Em 2024, o festival, que estreou em Lisboa no ano de 2004, está de volta para uma edição especial nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024. A organização anuncia grandes novidades além de uma nova localização, o Parque Tejo Lisboa. Somado a isso, o Rock in Rio Lisboa confirma seu primeiro headliner: Ed Sheeran.
Uma nova Cidade do Rock vai abrir as portas no Parque Tejo Lisboa, numa ode à cidade que acolheu o festival em 2004, com o Tejo e a Ponte Vasco da Gama como pano de fundo. Um convite inicialmente lançado pela Câmara Municipal de Lisboa, para assinalar uma data especial, tornando o Rock in Rio Lisboa o primeiro grande evento a ocupar o recente Parque Tejo Lisboa, tal como aconteceu há 20 anos, quando o festival se estabeleceu no Parque da Bela Vista. Mas as novidades não se restringem a mudança de local. Para garantir uma festa à altura do novo espaço, o festival traz Ed Sheeran, que se apresentou pela primeira vez em Portugal em 2014, precisamente no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa, para voltar à Cidade do Rock. O artista é o primeiro nome confirmado para a 10ª edição portuguesa do festival, sendo headliner do dia 16 de junho e levando ao Palco Mundo grandes hits e os seus singles mais recentes, do álbum Autumn Variations.
“Olhar para trás e ver o trajeto do Rock in Rio desde a chegada a Portugal, em 2004, o quanto o festival e o mercado evoluíram, os desafios que superamos, o legado que já deixamos, todas as pessoas que marcamos e os projetos que ao longo dos anos fomos criando e apoiando, que nos permitiriam ajudar a transformar vidas, é o que faz valer a pena. E é isso que queremos celebrar, com todos aqueles que fizeram e fazem estes 20 anos possíveis: o público, de todas as idades, crenças, estilos; os artistas, do rock ao pop aos mais recentes fenómenos digitais, sem esquecer obviamente os protagonistas dos bastidores, que são todos os que trabalham para colocar de pé o festival, além dos parceiros que fazem tudo isso ser possível e que mergulham com a gente com o mesmo empenho, dedicação e vontade de fazer um mundo melhor.”, afirma Roberta Medina, vice-presidente Executiva do Rock in Rio. “E como não é todos os dias que se faz 20 anos, vamos fazer aquilo que melhor sabemos fazer, a festa, numa edição especial: num espaço novo que vai permitir trazer mais entretenimento, mais conforto, áreas de alimentação e de descanso, elevando a experiência do público a um outro patamar, e que também nos vai permitir trazer novas propostas para dentro da Cidade do Rock, que na largada já traz Ed Sheeran como primeiro headliner anunciado! Não poderíamos ter um início melhor!”, acrescenta.
“Esta será, sem dúvida, uma edição histórica, que surge do convite do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para estrearmos o Parque Tejo Lisboa como local para grandes eventos pós Jornada Mundial da Juventude, ao mesmo tempo que aproveitam esta oportunidade para recuperar todo o terreno da Bela Vista, necessidade que já sinalizamos há muitos anos”, conclui.
Roberta Medina salienta ainda que “somos apaixonados pela Bela Vista e ficamos felizes por ver que em 2025 a cidade terá os seus dois grandes espaços para eventos ainda mais valorizados. A nossa relação com a comunidade local da Bela Vista continuará como sempre foi, continuaremos trabalhando com ela na promoção positiva do bairro e dos seus talentos, em geração de emprego, acesso à cultura e muito mais.”