Como desdobramento de seu evento de fundraising e em consonância com a ideia de ampliação do acesso ao museu, o Inhotim apresenta neste domingo, 20 de agosto, um dos trabalhos mais recentes da artista e coreógrafa Lia Rodrigues. Encantado, espetáculo que estreou em 2021 no Festival d’ Automne à Paris, se baseia nos múltiplos significados que a palavra “encantado” tem no Brasil, reverenciando a partir da percepção de mundo afro-ameríndia as forças que transitam entre o céu e a terra.
A apresentação de Encantado, que dura aproximadamente 60 minutos, será feita no espaço da obra externa Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica. Pessoas interessadas em assistir ao espetáculo devem adquirir o ingresso para o dia 20 de agosto e escolher a opção gratuita de acompanhar a apresentação. Os ingressos são limitados e estão disponíveis na Sympla.
A apresentação faz parte da programação de Anoitecer Inhotim, festa de arrecadação de fundos da instituição, que tem como premissa institucionalizar, cada vez mais, as ações do museu, de forma a garantir sua perenidade, sustentabilidade financeira, democratização do acesso e ampliação da programação artística e educativa.
“Assim como foi feito no passado, replicaremos as atrações da festa de arrecadação no dia seguinte de forma gratuita, expandindo a programação artística e cultural oferecida para um público de cerca de 3 mil pessoas, reforçando nosso compromisso com a democratização do museu, um dos eixos fundamentais do projeto O Inhotim de Todos e para Todos”, diz Paula Azevedo, Diretora Vice-Presidente do Inhotim.