A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), anuncia programação especial para celebrar o Agosto Indígena. Comemorado nesta quarta-feira, dia 9 de agosto, o Dia dos Povos Indígenas é o grande destaque das celebrações que levam debates, contações de histórias, intervenções artísticas e shows para toda a cidade. Katumirim e MC Dellacroix estão entre as atrações da programação especial.
O Agosto Indígena é celebrado desde 2021 na capital e visa promover uma programação dedicada à celebração dos povos originários, à conscientização da população sobre os seus direitos e sobre a importância de preservar e fortalecer suas ancestralidades, além de promover seus espaços de protagonismo. O Agosto Indígena vem ao encontro da celebração do Dia dos Povos Indígenas, comemorado anualmente no dia 9 de agosto.
Durante todo o mês de agosto, em diversos pontos da cidade, a programação especial da cultura indígena traz debates, contações de histórias, intervenções artísticas e shows como de Katumirim e MC Dellacroix.
Conhecida por suas músicas que traçam suas vivências, identidade, gênero e orientação sexual, a rapper e ativista indígena, Katú Mirim traz para o palco do Centro Cultural Penha, no dia 12 de agosto, os seus sucessos que recontam a história da colonização pela ótica indígena.
Narrando a música preta, indigena e imigrante, a MC Dellacroix apresenta na Casa de Cultura Itinerante Cidade Ademar, no dia 12 de agosto, com o seu novo trabalho “Diáspora“. Dellacroix emerge da sua luta diária em combate às opressões sociais em suas canções de rap de quebrada.
Além dos shows, a SMC promove encontros, brincadeiras, contação de histórias e intervenções artísticas que elevam a cultura indígena nos equipamentos culturais.