Quarta, 02 de Julho de 2025
11°C 15°C
São Paulo, SP
Publicidade

No romance sáfico "Em todas as gotas de chuva", escritora paulista Englantine narra a viagem de uma semana que põe em xeque a rivalidade entre duas famílias

Representatividade negra e LGBTQIAPN+, além dos dilemas comuns da adolescência como, primeiro amor, escolha de carreira, amadurecimento e decisões que definem o futuro, estão entre os temas presentes no livro.

Redação
Por: Redação Fonte: Assessoria de comunicação
21/07/2023 às 11h01
No romance sáfico
Foto: Divulgação

Quando, por coincidência do destino, Atena Lisboa e Cordélia Salgueiro, duas bailarinas integrantes de famílias rivais, unem-se em uma longa viagem de trem e dividem o mesmo assento, surge entre elas uma paixão inexplicável. É desta forma que o leitor é apresentado ao romance sáfico Em todas as gotas de chuva, escrito por Englantine e publicado pela Qualis Editora.

Com uma rivalidade digna do clássico Romeu e Julieta e ao bom estilo enemies-to-lovers, a autora traz para a obra mais do que uma rixa familiar que ultrapassa gerações. Representatividade negra e LGBTQIAPN+, além dos dilemas comuns da adolescência como, primeiro amor, escolha de carreira, amadurecimento e decisões que definem o futuro, estão entre os temas presentes no livro.

Continua após a publicidade
Anúncio

A leveza e a fluidez da leitura ficam por conta da abordagem criativa dos capítulos. Enquanto Atena narra a própria história em primeira pessoa, Cordélia compartilha suas inquietações por meio de trocas de mensagens com as irmãs. Desta forma, o trajeto saudoso de Claridade à Vila das Íris se torna mais do que uma jornada nostálgica para reviver as memórias com as tias. Presas no vagão do trem, percebem que o que existe entre elas vai além do conflito familiar.

Claro que lhe assisti de perto diversas vezes, tantas,
que nem ao menos sei contar e, ainda que eu estivesse pronta
para negar ou ignorar o que estava acontecendo comigo,
agora eu sei que, pelo menos, um pouquinho de mim
sempre foi apaixonada por ela.

(Em todas as gotas de chuva, p. 173)

Entre as músicas no fone de ouvido compartilhado, conversas, compras de sapatilhas e colãs para as aulas de balé, chega o momento do primeiro beijo. Mas o que as espera ao fim da viagem? Seria possível manter o relacionamento em meio à disputa travada entre as duas famílias há décadas?

Diferente das tias Julieta e Sabrina, que mudaram de cidade para se sentirem livres e felizes, Atena e Cordélia estão decididas a enfrentar a rivalidade entre os Lisboa e os Salgueiro, não apenas para evitarem que a história conflituosa entre eles se repita, mas também para serem um casal independentemente de onde estejam. Em meio a dramas e sentimentos conflitantes, uma simples viagem de trem se torna o caminho para um amor proibido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias