Terça, 01 de Julho de 2025
12°C 17°C
São Paulo, SP
Publicidade

MIS realiza mostra gratuita em comemoração aos 85 anos de Sylvio Back

Os doze longas-metragens do cineasta serão exibidos em duas sessões diárias no Auditório MIS, de 18 a 23 de julho

Fabiana Bertoreal
Por: Fabiana Bertoreal Fonte: Assessoria de comunicação
14/07/2023 às 19h00
MIS realiza mostra gratuita em comemoração aos 85 anos de Sylvio Back
Cena de "A guerra dos pelados" (1971), de Sylvio Back

De 18 a 23 de julho, o MIS (Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) realiza uma mostra gratuita em comemoração aos 85 anos do cineasta Sylvio BackA programação exibe, em duas sessões diárias, seus doze longas, detentores de excelentes críticas e de uma centena de láureas nacionais e internacionais. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Museu.

A mostra “Sylvio Back, 85 anos” abre com o primeiro filme do autor, “Lance maior”, realizado em 1968, e que colocou Curitiba e o Paraná no mapa do cinema brasileiro. Cada filme do repertório em tela é um capítulo da vida e obra de Back, constituída por 25 livros (poesia, roteiro, ensaio) e 38 filmes de curta, média e longas-metragens, escritos e dirigidos ao longo de sessenta anos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na sequência cronológica, estão “A guerra dos pelados” (1971), resgate ficcional da sangrenta Guerra do Contestado (1912-1916); “Aleluia, Gretchen”, que aborda o nazi-fascismo no Sul do Brasil; “República Guarani”, que atualiza a questão indígena desde o Descobrimento; “Revolução de 30”, a revelação dos primórdios da ditadura Vargas; “Guerra do Brasil”, o primeiro filme brasileiro sobre a Guerra do Paraguai; “Rádio Auriverde”, que traz o desmonte crítico da saga da FEB na II Guerra Mundial; “Yndio do Brasil”, um retrato de como o cinema vê o nosso indígena ao longo do século XX; “Cruz e Sousa – O poeta do Desterro”, a polêmica biografia do maior poeta negro da língua portuguesa; “Lost Zweig”, representação da vida, obra e suicídio do autor do livro “Brasil, país do futuro”; “O Contestado – Restos mortais”, abordagem mediúnica da revolta separatista do Contestado; e “O Universo Graciliano”, docudrama existencial sobre o escritor Graciliano Ramos.

Sylvio Back é um cineasta, poeta, roteirista e escritor. Filho de imigrantes húngaro e alemã, nascido em Blumenau (SC), detém o título de “Doutor Honoris Causa” pela UFSC. Ex-jornalista e crítico de cinema, realizou e produziu 38 filmes. Tem publicados 25 livros, incluindo poesia, contos, ensaios e roteiros. Com uma centena de prêmios nacionais e internacionais, é um dos autores mais laureados do Brasil.

SERVIÇO | Sylvio Back, 85 anos 

AO VIVO no Auditório MIS 

Data: 18 a 23.07 

Ingresso gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)  

Classificação de acordo com cada filme

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias